Trajetória Profissional


Atualmente sou professora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) da cidade de Vitória da Conquista, Bahia onde ministro cursos de Fotografia trabalhando conceitos matemáticos e de Educação Financeira para alunos de Ensino Médio. 
Os CJCC são espaços interescolares que atendem alunos matriculados em escolas regulares da rede estadual de ensino. Atualmente contam com cinco unidades localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista com pretensão de ampliar a rede para o restante do estado.
As atividades desenvolvidas nos CJCC visam ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas de forma interdisciplinar provocando a curiosidade e uma nova relação com o ato de aprender. Estas se fundamentam em quatro pilares: a) o estudante é autor de sua jornada, isto é, a participação das atividades é de livre escolha dos alunos, sendo uma decisão pessoal, baseada nos interesses de cada estudante; b) A escola é conexão, um agente de produção de conhecimento capaz de dialogar com os outros elos dessa rede, a fim de maximizar as possibilidades de aprendizagem de seus estudantes - através do compartilhamento de conteúdos, pesquisas e um sem número de práticas que podem ser gestadas nessa colaboração; c)  O conhecimento é transmídia, de modo a incorporar diversas linguagens multimídia (imagem, áudio, audiovisual, games, hipertexto, mídias móveis e as suas variadas combinações) nas atividades desenvolvidas nos CJCC e d) Aprender é divertido, no sentido de envolvente, empolgante, mobilizador (CJCC, 2015).
As ações pedagógicas dos Centros Juvenis são oferecidas em ciclos (três ou quatro por ano), que, geralmente têm início 15 dias após o começo das aulas regulares da rede estadual. Para participar destas atividades, os estudantes matriculam-se em cada curso/oficina de 15 ou 30h, podendo frequentar vários ao longo do ano, inclusive simultaneamente. A oferta de vagas por turma é de 15 a 20 alunos, para que o acompanhamento de cada estudante seja individualizado. No entanto, também podem ser estabelecidas parcerias com professores de outras unidades de ensino da rede estadual, nas quais turmas inteiras passam a frequentar o CJCC, no horário da aula regular.
Além dos cursos e oficinas, os Centros Juvenis oferecem atividades que podem ser contínuas como cineclube; desafios matemáticos; clube de leitura; música entre outras. Não existem provas de aferição de conhecimento, no entanto, não significa que exista ausência de rigor no desenvolvimento das atividades.  
Muitos desafios virão e quero estar preparada para isso...

Comentários